Saiba o que é própolis e como é produzida

 

Conhecido desde o Antigo Egito, a própolis é usada pelo ser humano há milhares de anos, e é conhecida pelo seu sabor e aroma adocicado característico do produto. No entanto, a própolis pode ser usada para diversas coisas, desde tratar feridas, combater vírus e até para rituais de mumificação, ainda na moda entre as abelhas. 

 

Mesmo sendo utilizada por várias civilizações, ela nunca foi alvo da ciência moderna, mas isso está mudando. Com um expressivo consumo mundial na ordem de 2,3 mil toneladas por ano, o produto conquistou seu posto como remédio natural e é muito aclamado pela população.

 

No entanto, mesmo estando em vários locais para venda, poucas pessoas sabem como realmente a própolis é feita. Você acredita que a maioria das pessoas acha que a própolis é um produto feito pelas abelhas? Pois é, esse é o equívoco mais comum por aí.

 

A própolis é um hormônio produzido pelas plantas, tendo caráter balsâmico e resinoso. Ela pode ser encontrado em brotos, ramos, flores e até no pólen. Sua finalidade é defender a planta de fungos e demais ameaças. Dessa forma, a abelha apenas coleta o pólen e o leva para a colméia, utilizando-a para melhorar sua morada.

 

Porém, devemos dar algum crédito para as abelhas, pois elas fazer uma mistura com sua cera e as resinas coletadas das plantas. Aliás, uma coisa importante sobre própolis é sua variação de acordo com a região. Assim, dependendo de onde a colméia está localizada, as características do própolis podem mudar drasticamente.

 

Na colméia, as operárias trabalham para vedar o máximo possível sua casa, com o objetivo de mantê-la aquecida, sem gotejamentos durante as chuvas, além de proteger contra vírus, fungos ou qualquer animal que ofereça perigo para as moradoras.

 

De fato, a própria palavra “própolis” está ligada à palavra “cidade”; de origem grega, a palavra significa “em defesa da cidade”. No entanto, a palavra própolis remetia às portas das cidades, e só mais tarde foi utilizada para designar cera das árvores utilizadas por abelhas. 

 

Quanto a produção de própolis, o Brasil é um dos melhores países nesse quesito. No ranking mundial dessa categoria, perdemos apenas para a Rússia e China, o que nos coloca na terceira posição. Um fato que ajuda nesse desempenho é a produção ininterrupta ao longo do ano, dado que, em geral, as abelhas só produzem própolis em épocas quentes.

 

Além disso, o Brasil é rico em variedade de própolis, possuindo, até o momento, 13 tipos catalogados em 3 categorias diferentes. Assim, além da famosa própolis marrom, temos a verde e vermelha também.

 

Gostou do conteúdo? Fique ligado! Em breve postaremos mais coisas sobre esse remédio tão valorizado ao redor do mundo. Você não vai perder, não é mesmo?