Tweet |
Otaru é uma pequena cidade portuária, a aproximadamente meia hora (por trem) de Sapporo.
No início da colonização de Hokkaido, no final dos anos 1800, Otaru servia como o maior porto para o comércio e a pesca da região.
Além disso, Otaru foi escolhida como estação terminal da primeira linha ferroviária de Hokkaido, que ligava o porto com a cidade vizinha Sapporo.
Graças aos edifícios antigos que foram preservados, Otaru possui uma atmosfera única que te leva em uma viagem no tempo. Separamos uma lista com 4 lugares com essa atmosfera antiga que com certeza irão te agradar:
Sakaimachi é uma rua comercial preservada no centro de Otaru, a uma pequena distância da área do canal.
No final dos anos 1800, a cidade se tornou um importante porto e os comerciantes ocidentais se instalaram ali, construindo edifícios impressionantes para abrigar suas lojas e escritórios.
Muitos dos edifícios de estilo ocidental foram convertidos em restaurantes, cafés, lojas de souvenirs e museus.
Em Sakaimachi também é possível encontrar alguns workshops para os turistas terem a experiência de fazer os famosos vidros de Otaru, uma especialidade local.
O canal de Otaru desempenhou um papel muito importante no movimentado porto da cidade.
Os grandes navios ficavam ancorados no porto e as cargas eram transferidas para barcos menores que passavam pelo canal até os armazéns.
Posteriormente, com os avanços nas instalações portuárias, o canal se tornou obsoleto e deixou de ser utilizado. Graças a um movimento dos residentes, uma parte do canal foi restaurada em 1980 ao invés de ser aterrada.
Os armazéns na margem do canal foram preservados e transformados em lojas, museus e restaurantes.
Além disso, a área do canal é o principal ponto no evento anual de inverno Otaru Yuki Akari no Michi, onde pequenas estátuas de neve e lanternas decoram a cidade.
O Whisky Nikka, uma das marcas mais famosas de whisky no Japão, tem a sua principal destilaria na cidade de Yoichi, vizinha a Otaru.
A destilaria foi fundada por Taketsuru Masataka em 1934, que estudou por muitos anos na Escócia para aprender a arte de se fazer whisky.
Muitos dos edifícios de pedra ainda são preservados e o tour pelas instalações antigas da fábrica demonstram todo o processo da fabricação do whisky. Ao longo do tour, é possível encontrar equipamentos que ainda são utilizados hoje em dia, como os enormes tanques de cobre para a destilação.
No final do tour pela fábrica fica o museu que conta a história da empresa e do seu fundador, além de um restaurante, uma loja de presentes e uma sala para provar os variados tipos de whisky Nikka.
O museu da cidade de Otaru é dividido em duas partes: o Ungakan e o Honkan.
O Ungakan, que fica em um antigo armazém localizado no canal, cobre amplamente a história e a natureza de Otaru.
O museu conta com exposições que vão desde os tempos dos povos nativos de Hokkaido, os Ainu, até os movimentos de preservação da cidade que ocorreram em 1970.
O Honkan fica localizado no antigo pátio da primeira estação de trem de Otaru, que ligava o porto diretamente à cidade de Sapporo.
O museu exibe os trens das diferentes épocas desde a abertura da primeira linha de trem em Hokkaido.
Com tantas atrações para conhecer, dá vontade de fazer as malas agora mesmo, não é? Espero que as dicas de hoje possam te ajudar na hora de escolher o destino da sua próxima viagem!