Garrafa com mensagem aparece no Havaí depois de 37 anos

2021-10-14

Garrafa com mensagem aparece no Havaí depois de 37 anos
Na década de 80 estudantes atiraram 750 garrafas ao mar na costa japonesa. Essa foi a 52ª a ser encontrada

 

​Um experimento feito com adolescentes japoneses em 1984 tratou de colocar mensagens em garrafas de vidroe atirá-las ao mar, com o apoio de uma embarcação patrulheira do Escritório da Guarda Costeira de Choshi. Na última sexta, dia 17, há mais de cinco mil quilômetros de distância de onde fora lançada, a quinquagésima primeira garrafa desse experimento foi encontrada, no Havaí, nos Estados Unidos. 
​Esses adolescentes eram alunos do ensino médio do Colégio Choshi, que fica a leste da capital japonesa. O objetivo do estudo era relacionado com a investigação e o entendimento das correntes marítimas. As garrafas foram atiradas na corrente Kuroship, que se localiza próxima à Ilha Miyajima
​ As mensagens foram escritas em vários idiomas, entre eles inglês e português, além do japonês, claro. E o conteúdo delas era um pedido para que entrassem em contato quando encontradas. O destino das garrafas atravessou muitos quilômetros, chegando ao Canadá e até mesmo no Alasca. 
 ​Desde 2002 nenhuma outra havia sido encontrada, até essa última mais recente. A 50ª foi recuperada ao sul do Japão, em Kagoshima. Ainda com a mensagem legível, a última garrafa foi encontrada por uma garota de 9 anos, em uma praia do Havaí. O vice-diretor atual da escola diz ter se surpreendido e ficou otimista com o possível aparecimento de outras. Uma das estudantes do clube de ciências responsável pelo envio das garrafas se disse nostálgica com a descoberta. 
​O recado dessa última começava sob o título de “Investigação de correntes oceânicas”. A carta veio também lacrada na garrafa e solicitava que a pessoa que a encontrasse entrasse em contato com o Colégio Choshi. 
​De acordo com o que foi veiculado pela imprensa de lá, Abbie Graham é o nome da garota que passeava com sua família numa praia rochosa localizada no HawaiianPark quando encontrou a garrafa. Segundo comunicado da própria escola à imprensa foram 450 lançadas em 1984 e outras 300 no ano seguinte. Desde 1985, portanto, as garrafas foram encontradas em mais de quinze destinos diferentes ao redor do mundo, como por exemplo: Okinawa, Kyoto, China, Washington, Canadá, Filipinas e Ilhas Marshal, no Pacífico central. 
 

Outras histórias
​Essas histórias, que mais parecem de cinema, também já aconteceram no Brasil. Em 2006 uma gaúcha encontrou uma garrafa enquanto passeava na costa de São José do Norte, sul do Brasil. Tratava-se de uma mensagem atirada ao mar por um estadunidense que estava de passeio pela Cidade do Cabo, no sul da África, em 2005. A garrafa percorreu mais de 6 mil quilômetros até ser encontrada. 
​Dentro dessa garrafa a brasileira encontrou uma mantinha, um cartão postal e uma nota de dólar, que era para pagar o selo da resposta. Depois de traduzir o cartão com alguma ajuda, e movida por muita curiosidade, respondeu ao remente e desde então sempre mantiveram contato. Em 2019 ele desembarcou na cidade gaúcha e eles finalmente se encontraram presencialmente. 

Novidades Ver mais

O que existe por trás dessa obsessão japonesa chamada saquê?

O que existe por trás dessa obsessão japonesa cham

2021/08/25

Japão abranda restrições para a entrada de turistas totalmente imunizados

Japão abranda restrições para a entrada de turista

2021/11/28

Garrafa com mensagem aparece no Havaí depois de 37 anos

Na década de 80 estudantes atiraram 750 garrafas a

2021/10/14

Estímulo fiscal aprovado pelo governo japonês chega perto dos 500 bilhões de dólares.

Estímulo fiscal aprovado pelo governo japonês cheg

2021/12/01

Sentença da enfermeira que matou pacientes é de prisão perpétua no Japão

Aos 34 anos, AyumiKuboki confessou o crime que aco

2021/11/11

Parque Nacional do Governo Musashi-Kyuryo, a primeira atração desse estilo

O primeiro parque nacional de todo governo japonês

2021/11/17

Novidades de ofertas de empregos

Reposição de adesivos/Colagem de ladrilhos.

¥1200/h
Shiga-ken Kouka-shi
2021/12/02

ステッカー/接着タイルの交換

ステッカー/接着タイルの交換
時給1200円
滋賀県 甲賀市
2021/12/02

Reposição de adesivos/Colagem de ladrilhos.

Reposição de adesivos/Colagem de ladrilhos.
¥1200/h
Shiga-ken Kouka-shi
2021/12/02